BA 166 | Liderança que transforma: Saiba praticar uma boa gestão

Por Débora Madureira
02/09/2020 17:25:21

 
É incrível a necessidade de transformação que a liderança vem enfrentando, principalmente nesse momento de incertezas e de antecipação de um futuro que já chegou muito mais exigente. Sobreviver como gestor sem ter uma liderança que transforma é quase impossível daqui pra frente.
 
O líder deve gerar ações transformadoras primeiramente em si mesmo, reconhecendo as habilidades e atitudes que devem ser desenvolvidas a fim de melhorar suas competências.
 
Quando o gestor provoca mudanças que são imprescindíveis para si, atinge positivamente os seus colaboradores, demonstrando comprometimento e responsabilidade em transformar o ambiente prazeroso de se trabalhar, incentivando e mantendo a equipe feliz e motivada.
 
Esse líder é mais humanitário, reconhece as necessidades individualmente de seus colaboradores, sabe que eles são fundamentais para a empresa, prioriza a satisfação dos mesmos, pois tem consciência que desta forma eles atenderão melhor os clientes da organização.
 
São notórias as características de uma liderança extraordinária, pois orquestra como facilitador, influenciador, inspirador, transformador, treinador e motivador.
 
Vou pontuar outras características de uma liderança que transforma:
 
• Demonstra segurança e gera confiança aos colaboradores;
 
• Treina, delega funções e acompanha; • Respeita a equipe e seus colegas;
 
• Se comunica diariamente com a equipe; • Tem disciplina;
 
• Reconhece o valor de cada integrante da equipe; • Pratica a gerência personalizada;
 
• Dá o exemplo e por isso é admirado;
 
• É ético;
 
• Tem foco;
 
• Sabe administrar o tempo;
 
• Reconhece que suas atitudes tanto positivas quanto negativas podem ser copiadas;
 
• É desafiador e estimula a equipe a ser criativa;
 
• Busca inovar os processos da área com foco na produtividade;
 
• Além de treinar sucessor para si, treina seus colaboradores para trabalharem sozinhos; propiciando mais responsabilidade a eles, inclusive para também treinarem seus sucessores;
 
• Fortalece as relações interpessoais;
 
• Aprimora seus sentimentos, emoções e empatia; • Promove melhoria constante em seu desenvolvimento pessoal;
 
• Incentiva cada colaborador a buscar novos conhecimentos e crescimento;
 
• É resiliente adaptando-se às mudanças com flexibilidade;
 
• Sabe ouvir e reconhecer a equipe;
 
• Procura desenvolver uma atividade ou um projeto em parceria com os colaboradores, tornando a gestão mais humanizada.
 
As organizações precisam de líderes capazes de quebrar paradigmas, de liderança que realmente transforma e que tenha aptidão para formar equipe de alto desempenho. Para isso, o gestor deve desenvolver individualmente as habilidades de cada liderado, a fim de resultar em uma equipe de alta performance.
 
LÍDER, BUSQUE EXERCER UMA LIDERANÇA QUE REALMENTE TRANSFORMA!
 
* Débora Madureira é alestrante e mentora em liderança, analista comportamental e escritora
 


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