BA 170 | Como aproveitar as oportunidades deixadas pela pandemia?

Por Flávia Pini
05/01/2021 11:44:03

 
A sabedoria popular afirma que depois da tempestade sempre vem a bonança. É um mantra válido em todo período de crise, pois reafirma a força dos lojistas para superar as adversidades e continuar crescendo em seus segmentos 
 
1 – Utilize os dados a seu favor
 
O primeiro passo é saber utilizar o que a gestão e operação de sua loja têm a oferecer. Dados como quantidade de vendas, fluxo de consumidores no estabelecimento e itens mais procurados podem ser combinados e, a partir daí, entregar inteligência e insights para a tomada de decisão. Enxergar essas possibilidades é vital para sobreviver durante a quarentena e, principalmente, crescer quando a situação se normalizar.
 
2 – Conheça todos os passos do seu cliente
 
Os dados analíticos não são úteis apenas para a gestão da loja, mas também para conhecer a fundo os consumidores – tanto os que são ativos quanto os potenciais. A dica aqui é ir além das informações básicas do público-alvo, como idade, gênero e localização. O objetivo é decifrar seu comportamento de compra, identificando produtos que eles desejam, horários com maior propensão ao consumo, meios de pagamento e canais de relacionamento. Dessa forma, fica mais fácil criar estratégias de aproximação e vendas a essas pessoas no futuro.
 
3 – Pense, cada vez mais, no omnichannel
 
A partir do momento em que o lojista conhece todos os passos do seu cliente, ele está pronto também para pensar no omnichannel, isto é, no relacionamento entre os canais com seu público consumidor. A pandemia de covid-19 obrigou a grande maioria dos empresários a adotar meios digitais para vender e disponibilizar seus produtos e serviços – mesmo aqueles que nunca tinham atuado no ambiente digital. Assim, torna-se essencial integrar a atuação da marca nos diferentes pontos de compra.
 
4 – Entregue valor aos consumidores
 
Outra recomendação essencial em tempos de pandemia (e que certamente vai ser uma norma no futuro) é a necessidade de entregar valor a seus consumidores em cada contato deles. As pessoas já estavam mudando seus hábitos de consumo nos últimos anos, mas a quarentena e o isolamento social acentuaram essa transformação. Hoje, o indivíduo não quer apenas comprar, mas saber que a marca que ele escolheu oferece as melhores condições, está preocupada com sua segurança e com a comunidade.
 
5 – Inove com novos modelos de negócios
 
Por fim, o atual momento mostra que a inovação é um elemento cada vez mais importante no dia a dia do varejo. Deixou de existir espaço para achismos na gestão de uma loja. É preciso estar em constante atualização e descobrir as principais tendências do seu segmento. Portanto, não fique parado: busque novas soluções, inove no modelo de negócio e faça parcerias. Assim, quando a pandemia passar e o “novo normal” virar a nossa realidade, o varejo estará pronto e estruturado para os futuros desafios que virão.
 
 
* Flávia Pini (foto) é CEO na FX Retail Analytics, empresa que oferece inteligência para o varejo por meio do monitoramento de fluxo – fx@nbpress.com


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