BA 170 | Valtermário Rodrigues fala sobre as “Estradas da Vida”

Por Valtermário de Souza Rodrigues
05/01/2021 15:31:17

 
Assim como acontece em uma viagem de carro, em que a velocidade e o tempo são grandezas inversamente proporcionais, acontece com nossos projetos pessoais e com o planejamento estratégico das empresas, ou seja, velocidade e tempo variam em função de: necessidade; oportunidade; prioridade; circunstâncias; disciplina, planejamento; perfil; missão, visão e valores, dentre outros fatores.
 
Quanto ao balcão de uma loja de autopeças ou de qualquer outro empreendimento, para uma maior celeridade e excelência no atendimento, o tempo de treinamento e a velocidade na dedicação devem ser constantes, a fim de que aconteça a plena satisfação do cliente.
 
Vejamos variadas situações que envolvem velocidade e tempo:
 
• Um vendedor cumpriu todas as etapas do processo de uma venda, o cliente já se convenceu dos argumentos apresentados pelo mesmo, falta apenas o vendedor “bater o martelo” e concretizar a venda, porém, ele perde o timing e protela o fechamento do negócio;
 
• No futebol, quando um time necessita apenas de um resultado de empate para atingir seu objetivo, é normal que a estratégia de jogo adotada por seu técnico seja mais cautelosa defensivamente, com ritmo de jogo mais lento e cadenciado, ao contrário do time que precisa da vitória, em que, normalmente, a postura de jogo é mais ofensiva, fato que implica em correr alguns riscos na defesa. Cada time, portanto, adota uma estratégia de jogo em função da necessidade do resultado;
 
• Palavras de uma jovem de 26 anos ao receber da corretora as chaves do tão sonhado apartamento: “Uauu! Eu venci!! Fé, determinação e esperança nos levam a resultados incríveis!”. Após dois anos que saiu da casa dos pais para morar em um apartamento alugado, planejou adquirir sua residência própria. O choro no momento da entrega das chaves foi carregado de emoção, felicidade e sentimento de vitória;
 
• Por força das circustâncias, surpreendidas pela pandemia, muitas empresas anteciparam projetos, principalmente em relação ao comércio digital e partiram para novas possibilidades de manter a lucratividade do negócio;
 
• Na “Fórmula 1”, Airton Senna e Alain Prost eram pilotos vencedores, porém, com perfis totalmente diferentes. Senna adotava uma postura mais agressiva. A velocidade era uma de suas principais armas; Prost era mais estratégico. Venceu inúmeras corridas se aproveitando de erros cometidos pelos seus adversários;
 
• Passados 35 anos de trabalho, finalmente chegou o momento da tão sonhada aposentadoria. É hora de parar? Sr. Gildásio entende que não. Acredita que esse é um bom momento para tirar alguns projetos do papel e partir para a conquista de novos sonhos.
 
Cada pessoa carrega consigo o próprio DNA e age de maneira diferente. Enquanto umas constroem caminhos e seguem rumo aos objetivos até conquistálos, outras iniciam projetos, desconstroem com uma facilidade enorme e não concretizam o que idealizam.
 
Assim mostra o ditado popular: “Para quem não sabe aonde vai, qualquer caminho serve”. Saber exatamente aonde quer chegar evita desperdício de tempo e energia.
 
Planejamento e estratégias devem caminhar juntos. Assim como acontece quando definimos, previamente, o roteiro de uma viagem, por menor que seja o percurso; quando um professor define um plano de aula; quando da definição de um plano de voo, todo projeto de vida deve ser bem planejado desde sua concepção até a concretização.
 
O planejamento em si não é garantia total de sucesso e não deve ser estático. Mudanças de rota podem e devem acontecer em função de circunstâncias que se apresentem no decorrer de sua implementação. É importante revisá-lo, periodicamente, a fim de realinhar a estratégia, caso entenda ser necessário.
 
Imprimir uma maior velocidade para abreviar o tempo, utlizando-se de “atalhos” não éticos que encurtem o caminho até a conclusão de um projeto, é atitude condenável. A vida é repleta de desafios e possibilidades. É importante não “parar no tempo e seguir sempre em frente, rumo ao sucesso, com ética, motivação e determinação.
 
O que você está fazendo com a sua única vida? Essa é uma pergunta memorável que o professor e filósofo José Antonio Saja, falecido em 2019, sempre fazia em suas aulas e palestras. Na estrada chamada “Vida”, somos finitos, portanto, tenhamos pressa em ser feliz por não sabermos quanto tempo nos resta.
 
• Um time que precisa, por exemplo, vencer seu adversário pelo placar de 4x0, inicialmente deve se preocupar em fazer o primeiro gol, depois o segundo... até conquistar o resultado almejado;
 
• Um piloto que larga na décima posição, para conquistar a primeira colocação, precisa utrapassar o nono colocado, o oitavo, o sétimo e assim sucessivamente até chegar à primeira posição, exceção
para Ayrton Senna, quando numa corrida em que dois pilotos à sua frente brigavam por posição, em um descuido, ele utrapasou os pilotos ao mesmo tempo: uma questão de oportunidade.
 
Há algum tempo, desprentensiosamente, encaminhei um artigo para o Balcão Automotivo, o qual foi aprovado e publicado. A partir daí, encaminhei outro e mais outros. Hoje, já somam quase trinta artigos publicados. À época, não foi algo planejado, ser colunista do importante “Caderno do Balconista Automotivo”, do Jornal Balcão Automotivo. Não foi um projeto que de início podíamos calcular a velocidade e o tempo. Chegar até aqui é consequência de uma parceria de sucesso, construída ao longo dessa caminhada.
 
Portanto, pé na estrada e uma boa viagem rumo ao sucesso, com determinação, fé, disciplina e atenção especial à velocidade e ao tempo adequados para cada sonho ou projeto idealizado.
 
Feliz Ano Novo!
 
 
* Valtermário Rodrigues (foto) é Analista Administrativo Sênior da Distribuidora Automotiva S/A – Filial Salvador; Bacharel em Administração de Empresas; MBA em Gestão de Empresas; MBA em Liderança Coaching; Co-autor dos livros “Ser Mais Inovador em RH” – “Motivação em Vendas” e "Planejamento Estratégico para a Vida
 


Comentários

Seja o primeiro a comentar


Canal Balcão Automotivo

Inscreva-se em nosso canal no YouTube e assista aos nossos vídeos

NOTÍCIAS MAIS LIDAS