BA 172 | Olhando pelo retrovisor, de Valtermário S. Rodrigues

Por Valtermário de Souza Rodrigues
01/03/2021 15:25:19

 
Ao ser perguntado sobre o segredo do sucesso em sua carreira profissional, Sr. Manuel respondeu:
 
“Sua pergunta me fez relembrar o que me ocorreu dias atrás: estava eu, descansando na cabine de um dos meus caminhões, sonolento e absorto em devaneios, olhando pelo retrovisor, de repente me vi em uma viagem ao passado. Percebi, na verdade, que não era o retrovisor do caminhão que eu olhava e sim, o que poderia chamar de “retrovisor da vida”, que me transportou a uma viagem pelo meu próprio passado ao relembrar os caminhos que me trouxeram ao presente e que me conduzem ao futuro, aos sonhos que pretendo realizar em breve, com o mesmo foco, planejamento, motivação e determinação que me são peculiares”.
 
Chegar até aqui não foi tarefa fácil. Posso dizer que essa viagem começou desde a adolescência, passa pelos dias atuais e não tem data definida para terminar, afinal, a cada sonho realizado, somos impulsionados a vislumbrar novas oportunidades e seguir em busca de novos desafios”.
 
(Sr. Manuel é um empreendedor de sucesso. Atua há seis anos no setor de transportes. Possui 8 (oito) caminhões agregados a grandes empresas).
 
A história do Sr. Manuel começou aos 18 anos de idade, quando saiu de uma pequena cidade do interior da Bahia, onde morava com a avó, com destino à capital, para morar com a tia, o tio e quatro primos, pessoas por quem ele tem muito apreço. Algum tempo depois, adquiriu casa própria, constituiu família e teve um filho.
 
Seu primeiro emprego foi na função de portaria em um prédio residencial; depois, balconista em uma loja autopeças, onde atuou por dois anos e se identificou bastante com o setor automotivo.
 
Ser motorista de ônibus intermunicipal sempre foi o seu sonho, desde que saiu do interior rumo a Salvador (BA). Quando surgiu a oportunidade de ingressar em uma grande empresa de ônibus não pensou duas vezes. Começou na função de portaria e seguiu carreira. Após a promoção para a função de manobrista, não demorou muito até conquistar o tão sonhado cargo de motorista, inicialmente numa linha municipal até ser indicado, por mérito, para realizar viagens de turismo e, depois, a condução de colaboradores de uma empresa multinacional da região do polo petroquímico, em Camaçari (BA).
 
Foram exatos 29 anos de trabalho até a aposentadoria, quando saiu com a consciência do dever cumprido.
 
A aposentadoria foi o fim de uma trajetória profissional? Claro que não!
 
Olhando pelo retrovisor da vida, Sr. Manuel fez uma nova viagem do passado ao presente, relembrou o caminho percorrido e ao mesmo tempo vislumbrou no futuro, um “caminhão de oportunidades” e uma estrada a percorrer com destino ao sucesso.
 
Ao perceber que a aposentadoria ainda não seria o momento de parar, ao surgir a oportunidade de continuar atuando no setor de transportes, agora com caminhão, pesaram na sua decisão de empreender nesse novo ramo de negócio, o amor pela estrada, pelas viagens e levando em consideração os muitos amigos que fez durante o tempo em que foi motorista de ônibus.
 
Começou com um caminhão de pequeno porte até que novas oportunidades surgiram. Atualmente, conta com uma frota de 8 (oito) caminhões, agregada a grandes empresas do Polo Petroquímico da Bahia, e projeta o crescimento do negócio com a aquisição de mais 8 (oito) caminhões, antes de passar o comando dos negócios para seu filho, pois pretende concluir a construção de sua casa de praia, no litoral norte da Bahia, um lugar tranquilo onde deseja morar com a família.
 
Nunca é tarde para um recomeço. Descobrir o significado; o(s) motivo(s) que o faz(em) levantar todas as manhãs é o que dá sentido à vida. Motivação, portanto, é a palavra-chave para o sucesso, e serve de referência para:
 
1. Os jovens que estão iniciando a carreira profissional;
 
2. Para aqueles que estão no meio do caminho (da trajetória profissional);
 
3. Para aqueles que estão prestes a concluir a caminhada e que podem descobrir novas oportunidades, novos desafios e novos sonhos.
 
Pelo “retrovisor interno”, em momentos de auto-reflexão, é possível perceber que a motivação é intrínseca, é de dentro pra fora.
 
É muito importante dar uma atenção especial aos “pontos cegos”. Ameaças que não são detectadas pelo “retrovisor da vida” podem causar acidentes, dificultar e até impedir a conquista de seus objetivos.
 
Para uma direção tranquila e para minimizar os acidentes de percurso, tão importante quanto olhar nossa vida para frente e não perder o foco e desviar do caminho que foi traçado rumo aos objetivos, é sempre bom olhar pelos “retrovisores externos” e se espelhar em histórias de sucesso; em histórias de pessoas vencedoras”.
 
Recomendo a leitura de biografia de Benjamin Franklin, considerado um dos fundadores dos Estados Unidos, mesmo não tendo chegado à presidência. Destacou-se como político, inventor, empreendedor, jornalista, escritor e diplomata dos Estados Unidos, dentre outras coisas, é o inventor dos para-raios, das lentes bifocais e do aquecedor, fundador da Universidade da Pensilvânia e do corpo de bombeiros norte-americano, autor do texto “O sermão do Pai Abraão”, considerado o mais famoso da literatura produzida na América nos tempos coloniais.
 
Olhando para o retrovisor da vida de Benjamin Franklin, George Washington, presidente dos Estados Unidos, escreveu dois anos antes: “...Se ser venerado por sua benevolência, admirado por seu talento, estimado por seu patriotismo, amado por sua filantropia puder satisfazer a mente humana, terá o agradável consolo de saber que não viveu em vão...”.
 
É importante sempre questionarmos qual legado pretendemos deixar para os nossos filhos e entes queridos. A trajetória de vida das pessoas de sucesso, geralmente, é determinada por um olhar firme na estrada à sua frente, vislumbra onde se deseja chegar, traça o melhor roteiro, observa cuidadosamente as regras e não esquece de, periodicamente, olhar pelo retrovisor da vida a fim de perceber o caminho percorrido e os obstáculos vencidos, como forma de motivação para seguir em frente, com atenção aos pontos cegos e a tudo que acontece ao seu redor, rumo aos objetivos e sonhos, portanto...
 
Pé na estrada e boa viagem rumo ao sucesso!
 
* Valtermário de Souza Rodrigues (foto) é analista Administrativo Sênior da Distribuidora Automotiva S/A – Filial Salvador; Bacharel em Administração de Empresas; MBA em Gestão de Empresas; MBA em Liderança Coaching; Co-autor dos livros “Ser Mais Inovador em RH” – “Motivação em Vendas” e "Planejamento Estratégico para a Vida”.


Comentários

Seja o primeiro a comentar


Canal Balcão Automotivo

Inscreva-se em nosso canal no YouTube e assista aos nossos vídeos

NOTÍCIAS MAIS LIDAS