BMW cria ciclo de material sustentável para células de bateria

Por Redação Balcão Automotivo
31/07/2020 17:03:21
 
A sustentabilidade desempenha um papel central na expansão da mobilidade elétrica. Por este motivo, o BMW Group estabeleceu um ciclo fechado e sustentável para as células da bateria. Com uma nova planta-piloto que produzirá células de bateria de íons de lítio, a empresa dá o próximo passo para penetrar em todos os aspectos da cadeia de valor das células de bateria: da seleção de materiais à composição e design das células de bateria, até a produção e reciclagem.
 
Segundo Milan Nedeljković, membro do Conselho de Administração da BMW AG, responsável pela produção, a nova planta-piloto fortalecerá ainda mais a experiência na produção de células de bateria. “Seremos capazes de testar novos sistemas tecnológicos e processos de produção inovadores. Nosso objetivo é otimizar a produção de células de bateria da perspectiva de qualidade, desempenho e custos. A nova planta-piloto nos permitirá fechar a lacuna final na cadeia de valor, do desenvolvimento das células da bateria à produção de módulos e componentes do powertrain, até a instalação de baterias de alta tensão totalmente montadas em nossas fábricas. Isso nos torna o primeiro fabricante de automóveis a cobrir toda a cadeia de processos de direção elétrica”. 
 
De acordo com Frank Weber, membro do Conselho de Administração da BMW AG, responsável pelo Desenvolvimento, até 2023, o BMW Group terá 25 modelos eletrificados nas estradas, aumentando sistematicamente a eletrificação em todas as marcas e séries de automóveis. “Essa expansão contínua e nossa ampla experiência em células de bateria darão um grande impulso à sustentabilidade. Ao mesmo tempo, a tecnologia eDrive dos nossos modelos também garante desempenho dinâmico típico BMW e diversão ao dirigir”. O executivo afirma ainda que o BMW Group não está focado apenas na célula de bateria mais eficiente, mas em toda a sua cadeia de valor. “É por isso que estamos trabalhando com nossos parceiros para criar um ciclo fechado para células de bateria”. 
 
A planta-piloto será construída em Parsdorf, perto de Munique, e está programada para entrar em atividade no final de 2022. O investimento no projeto é de quase € 110 milhões e cerca de 50 funcionários trabalharão na nova planta.  
 
O Ministério Federal da Economia da Alemanha e o Ministério da Baviera da Economia, Desenvolvimento Regional e Energia estão apoiando o projeto no âmbito do processo de financiamento europeu IPCEI (Projetos Importantes de Interesse Europeu Comum).   
 
Produção em série de células de bateria 
 
BMW cria ciclo de material sustentável para células de bateria – Foto: Divulgação
 
A fabricante alemã inaugurou em novembro de 2019 um centro dedicado de Competência em Células de Bateria, em Munique, para cobrir toda a cadeia de valor das células de bateria, da pesquisa e desenvolvimento à composição e design das células, até a fabricação em larga escala. 
 
O BMW Group dá o próximo passo com a nova planta-piloto e expande ainda mais seu know-how. O objetivo é aprimorar a performance das células de bateria e demonstrar a capacidade de produção em larga escala. Para isso, o BMW Group desenvolverá processos e sistemas de produção inovadores, que serão instalados na planta-piloto de 14 mil m². Usando processos e sistemas também empregados na produção padrão, a empresa poderá demonstrar a viabilidade industrial de futuras gerações de células de bateria. O foco principal será a otimização da eficiência, custos e qualidade da produção. 
 
Com base no know-how do Centro de Competência em Células de Bateria e também da planta-piloto, o BMW Group desenvolverá estas tecnologias no menor tempo possível para implementação e habilitará os fornecedores para a produção destas células com suas próprias especificações. Um quarto dos veículos do BMW Group vendidos na Europa deve ter um powertrain elétrico até 2021; um terço em 2025 e metade em 2030. 
 
A célula de bateria sustentável do futuro será reciclável 
 
BMW cria ciclo de material sustentável para células de bateria – Foto: Divulgação
 
Para contribuir efetivamente à proteção do clima, é necessário melhorar o equilíbrio ambiental de todos os componentes do veículo e trazer os parceiros para este processo. Isso se aplica, em particular, à produção intensiva de energia de células de bateria para veículos elétricos. Até 40% das emissões de CO2 de um veículo totalmente elétrico vêm apenas da produção de células de bateria. 
 
Para desenvolver tecnologia inovadora e sustentável de células de bateria, o BMW Group está trabalhando como parte integrante de um consórcio de tecnologia do qual fazem parte o fabricante sueco de baterias Northvolt e o belga Umicore, desenvolvedor de materiais para baterias. A colaboração está focada na criação de uma cadeia de valor sustentável de ponta a ponta para células de bateria na Europa, que se estende do desenvolvimento à produção e à reciclagem. 
 
A Northvolt produzirá as células da bateria em sua própria fábrica atualmente em construção em Skellefteå, no norte da Suécia, a partir de 2024. A Northvolt obterá a energia necessária para produzir as células da bateria exclusivamente a partir de energia eólica e hidrelétrica gerada regionalmente no norte da Suécia. 
 
A Umicore contribuirá para o desenvolvimento de uma célula de bateria sustentável na Europa. O design das células recicláveis é um foco consistente desde o início do desenvolvimento das células da bateria. Diante da crescente demanda por células de bateria, a reciclagem dos componentes no final de seu ciclo de vida e a reutilização extensiva de matérias-primas serão essenciais para fechar o ciclo da melhor maneira possível. 
 
As células de bateria do BMW Group serão produzidas com 100% de energia verde a partir da quinta geração. Como líder em sustentabilidade, o BMW Group já chegou a um acordo contratual com seus fabricantes de células para que eles também utilizem apenas energia verde a partir de então.  
 
A célula de bateria de quinta geração estará nas estradas ainda este ano no BMW iX3 e será lançada em mais produtos no próximo ano, como o BMW iNEXT e o BMW i4. À medida que os volumes aumentam, o uso de energia verde economizará cerca de dez milhões de toneladas de CO2 nos próximos dez anos. Para efeitos de comparação, essa é aproximadamente a quantidade de CO2 que uma cidade de mais de um milhão de habitantes emite por ano. 
 
Programa de apoio europeu para células de bateria inovadoras e sustentáveis  
 
BMW cria ciclo de material sustentável para células de bateria – Foto: Divulgação
 
O Ministério Federal de Assuntos Econômicos e Energia está atualmente trabalhando com as indústrias alemãs e europeias em dois programas para apoiar a inovação de células de bateria. Denominados “Projetos Importantes de Interesse Europeu Comum” (IPCEI), os programas incluem diversos estados membros europeus. Os projetos abrangem toda a cadeia de valor da bateria, de matérias-primas e funcionais à produção e integração de células, até o segundo uso e reciclagem. O objetivo é estabelecer uma cadeia de valor na Alemanha e na Europa que utilize tecnologias inovadoras, além de atender aos mais altos padrões de sustentabilidade e intensidade na emissão de carbono. Por este motivo, os projetos estão focados em pesquisa e inovação, bem como na industrialização de novas tecnologias. 
 
O BMW Group analisa células de bateria desde 2008 e, graças a essa longa experiência, já possui amplo conhecimento no campo da análise de células. Por intermédio da pesquisa realizada pelos programas de suporte, o BMW Group poderá refinar a composição química, a mecânica das células, o design e o processo de produção até o último detalhe. Os fabricantes de células de bateria podem desenvolver esse know-how e direcioná-lo para uma industrialização sustentável e bem-sucedida.
 

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