Compressores da Delphi entregam menor consumo de combustível

Por Redação Balcão Automotivo
19/11/2020 13:22:13

 
Considerado o coração do sistema de ar-condicionado, o compressor oferece conforto para motorista e passageiros, além de trazer segurança para a circulação com os vidros fechados em grandes cidades. Com o verão se aproximando, o bom funcionamento da peça fica ainda mais evidente. A Delphi Technologies, com mais de 50 anos de experiência, tem uma herança forte em desenvolvimento das tecnologias mais avançadas para o componente.

O componente tem a função comprimir e aumentar a pressão do fluido refrigerante R134a para que o mesmo passe pelo processo de condensação, no condensador, onde existe uma troca de calor, transformando o líquido em gás. Depois, o fluido é direcionado em alta pressão para os dispositivos de expansão (válvula de expansão ou tubo orifício). Neste momento, acontece a queda de pressão e, automaticamente, a queda de temperatura, trocando energia com o evaporador para condicionar a cabine do passageiro. Este processo se repete continuamente.

Passando por testes rigorosos, incluindo análises de desempenho, durabilidade, vazamento, vibração, ruído e montagem, os compressores da Delphi são ecologicamente corretos, já que foi constatado menos de 1lb, o equivalente a 0,45kg, de vazamentos em 40 anos, além de oferecer economia de combustível de até 0,5 MPG, ou 0,212 km/l. Em testes com concorrentes, a peça ofereceu mais de 15% de capacidade de refrigeração e eficiência volumétrica, significativamente menos torque e níveis de ruído mais baixos, sem perda de desempenho ou sinais de desgaste anormal.


Manutenção

Como qualquer outra peça automotiva, desgastes acontecem ao longo dos anos. Por isso, realizar a manutenção preventiva é uma forma segura de continuar rodando com o veículo em bom estado. “A recomendação é checar o sistema de ar-condicionado uma vez por ano em uma oficina especializada. Se for necessária a limpeza do sistema, é essencial utilizar equipamentos corretos e peças com a tecnologia original, no caso de uma possível necessidade de troca”, afirma Pedro Valencio, da Delphi Technologies.

Somente um local especializado tem as ferramentas e os equipamentos de manutenção corretos para realizar recuperação, recarga, vácuo e limpeza do sistema, onde será possível checar todos os componentes, tais como condensador, filtro secador ou acumulador, e válvula de expansão ou tubo de orifício.

Na ocasião, o mecânico também poderá verificar se há falta de fluido refrigerante, problemas em filtros e outros fatores que podem atrapalhar o funcionamento do sistema, causando danos internos na peça. Além disso, é importante avaliar se o fluído refrigerante utilizado é de boa qualidade e se a quantidade deste fluido está adequada de acordo com o manual do fabricante.

“O design dos compressores da Delphi reduz o peso e o atrito da peça, trazendo mais longevidade, economia de combustível e menos ruído. Além disso, possuem a quantidade necessária de óleo para a utilização do sistema. É sempre importante verificar as informações dentro da caixa do compressor referentes às quantidades e processo de equalização do óleo”, finaliza o especialista.


Comentários

Seja o primeiro a comentar


Canal Balcão Automotivo

Inscreva-se em nosso canal no YouTube e assista aos nossos vídeos

NOTÍCIAS MAIS LIDAS