Planejamento estratégico é essencial para crescimento de negócio

Por Éber Feltrim
16/04/2021 19:44:23

 
Ter uma empresa, de longe, pode parecer algo simples e sem qualquer complicação. Mas ao fazer uma análise mais próxima aos negócios é possível ver que todos os empresários passam por alguma dificuldade em algum momento, seja ela relacionada a finanças, falta de clientes, equipe, entre outras situações. Por isso é ideal estar atento e preparado para esses obstáculos, para então superá-los.
 
Na área da saúde não é diferente, clínicas e hospitais de diversos segmentos passam por essas questões e precisam entender sua estrutura para começar a trabalhar e melhorar os pontos necessários. Para isso existe o planejamento estratégico de negócios, visando as qualidades e defeitos de cada empresa para alavancar os setores da melhor maneira, com ele é possível alterar completamente o cenário e trazer muitos benefícios.
 
Um dos fatores importantes nesse plano, por exemplo, é levar em consideração as unidades de negócios. Trata-se de levantar todos os produtos e serviços oferecidos pela marca e avaliar quais são os mais rentáveis. A partir desse levantamento é necessário verificar a melhor forma de distribuição dos serviços pela clínica.
 
Isso porque muitas vezes diretores passam um longo período realizando tarefas de menor lucro, diminuindo a quantidade de serviços de maior valor até mesmo por falta de agenda. Nesses casos, é possível fazer parcerias com profissionais que possam realizar esses trabalhos e focar na experiência e qualidade de produtos que alavancam o negócio.
 
Oferecer essas oportunidades aos colaboradores é fundamental, pois agrega no crescimento e desenvolvimento da empresa. O planejamento de negócios também traz soluções nesse quesito, visto que a equipe é parte fundamental da imagem da marca e vai desde a recepcionista até o diretor geral. Para isso é ideal ter um time treinado e focado em trazer melhores resultados, desde o início do atendimento até o pós-venda.
 
* Éber Feltrim é especialista em gestão de negócios para a área da saúde começou a sua carreira em Assis. Após alguns anos, notou a abertura de um nicho em que as pessoas eram pouco conscientes a respeito, a consultoria de negócios e o marketing para a área da saúde. Com o interesse no assunto, abdicou do trabalho de dentista, sua formação inicial, e fundou a SIS Consultoria, especializada em desenvolvimento e gestão de clínicas. Ele também é autor do livro “Marketing Hospitalar” e professor de marketing da FGV.


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