Vendas de carros sobem cerca de 29% do início do ano para agosto

Por Redação Balcão Automotivo
09/09/2020 16:13:43

 
A pandemia provocada pelo coronavírus fez com que muitos brasileiros tivessem suas rotinas alteradas e gerou a necessidade de encontrar novas maneiras para fazer uma renda extra. Dados da OLX Brasil apontam que, em agosto, as vendas de carros tiveram crescimento de 29% em relação à média de janeiro e fevereiro, além de alta de 25% em relação a agosto de 2019. Para quem está com um carro parado na garagem, vendê-lo pela internet pode ser uma boa forma de ganhar dinheiro e economizar com despesas, como seguro, combustível e licenciamento. 

A solicitação de transferência de propriedade pode ser solicitada, inclusive, por meio dos sites do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), de forma que as negociações não precisam ser interrompidas enquanto o atendimento presencial segue suspenso. 

Marcos Leite, vice-presidente da OLX Brasil, explica que anunciar o seu carro online é rápido e fácil. "Com funcionamento parcial de lojas e concessionárias, cada vez mais compradores estão procurando por automóveis na internet. Somente na OLX, mais de 3 carros são vendidos por minuto, e você pode negociar com o interessado mesmo à distância, respeitando a recomendação de isolamento social." 

Seja para gerar renda extra ou para desapegar de um veículo que você não vai usar mais, confira as dicas da OLX Brasil para vender seu carro com segurança: 

1) Saúde em primeiro lugar!

Faça toda a negociação com o comprador pelo chat. Caso a entrega precise ser feita durante a pandemia, use a máscara, seja rápido e cumprimente com distanciamento. Se for receber alguma parcela do pagamento em dinheiro, atenção redobrada para higienizar as mãos. 

2) Decida o preço correto.

Antes de começar a anunciar, é importante pensar sobre o valor real do veículo. A tabela Fipe pode funcionar como referência de preço, e uma pesquisa por carros similares na OLX ajuda a descobrir a média de preços compatíveis em relação ao modelo, ano e quilometragem. Detalhes como localização, modificações feitas e estado de conservação do automóvel também devem influenciar o valor. 

3) Faça um anúncio campeão.

Pesquisa da OLX mostra que boas fotos podem aumentar em até 110% as chances de venda. Por isso, vale a pena publicar pelo menos seis imagens do carro, sendo a sugestão de visões da frente, lateral, traseira, roda com pneu, painel aceso e bancos, mas deixe a placa de fora dos cliques. Outra dica é descrever o veículo de forma clara e objetiva, incluindo a quilometragem e características do carro, incluindo possíveis avarias. 

4) Converse com os interessados.

Você sabia que 90% dos vendedores de carros na OLX recebem pelo menos um contato em até sete dias? E mais de 30% das vendas de automóveis usados ocorrem em até quatro dias, segundo dados da plataforma? Para aumentar suas chances de sucesso, tente responder rapidamente o possível comprador, e mantenha a conversa no chat da OLX: ele traz cinco vezes mais chances de fechar negócio! 

5) Saiba com quem você está negociando.
 
Antes de se encontrar com o comprador, busque informações sobre ele. Pergunte o nome e sobrenome, lugar onde mora ou trabalha, telefone para contato ou e-mail, entre outras informações que possam ajudar a identificá-lo. Uma pesquisa pelas redes sociais também pode trazer informações sobre a pessoa. 

6) Desconfie de terceiros ou compradores apressados.

Ao entrar em contato com o comprador, evite fazer negociações com terceiros, como pessoas que dizem que estão comprando o veículo para pagar uma dívida. Fique atento também se o comprador estiver muito apressado para receber o veículo. 

7) Escolha o ponto de encontro ideal.

Prefira fechar negócio em um lugar público que ofereça um ambiente seguro, e avise outras pessoas. Se possível, vá acompanhado. Novamente, o ideal é esperar o fim da pandemia para marcar a vistoria ou entrega do carro. 

8) Confirme o pagamento antes da entrega do veículo.

Tome cuidado com e-mails com falsos comprovantes de pagamento de sites terceiros. Em casos de transferência bancária e depósito em caixa eletrônico, aguarde o tempo necessário para o valor ser verificado em sua conta pelo seu banco. Caso vá receber em dinheiro, verifique o valor entregue juntamente com a veracidade das notas. Somente após a confirmação do recebimento do pagamento é que você deverá ir ao cartório fazer a transferência de propriedade.
 


Comentários

Seja o primeiro a comentar


Canal Balcão Automotivo

Inscreva-se em nosso canal no YouTube e assista aos nossos vídeos

NOTÍCIAS MAIS LIDAS